quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O Ciclo dos Projetos de Aprendizagem

O ciclo dos Projetos de Aprendizagem é formado pelas seguintes ações:

1. Definir
Escolha dos temas e problemas a serem trabalhados. Elaboração das linhas gerais do projeto: objetivos, justificativa, área de atuação, contornos, ligações com o currículo, estratégias e métodos que serão utilizados e os resultados esperados.


2. Planejar
Elaboração do cronograma de trabalho, dividindo o projeto em partes, atribuindo tarefas específicas, avaliando os recursos e o tempo disponíveis, estabelecendo metas a curto, médio e longo prazos.


3. Executar
Ocorre com a participação direta, ativa e integrada dos alunos, através da realização de tarefas, que resultam na produção de produtos finais. É importante a celebração, divulgação e valorização desses produtos.


4. Revisar
Avaliação e reflexão dos resultados obtidos e produto final elaborado. É o momento de estabelecer os méritos através de notas ou conceitos. É fundamental registrar as conclusões para aplicar no aperfeiçoamento de novos projetos.


5. Gerenciar
É a atividade central, que organiza todas as demais atividades ao longo do tempo. O gerenciamento abrange a fase de preparação das condições iniciais, as orientações, a coordenação da execução, a monitoração de todo o processo, o replanejamento e a administração de conflitos.


Alguns benefícios da aplicação deste ciclo são:


1. Serve como guia para o sucesso nos projetos de aprendizagem
Conhecendo o ciclo de aprendizagem por projetos, podemos construir um plano de trabalho que norteará as ações tanto dos professores orientadores, como dos estudantes participantes do projeto.


2. Dá suporte a projetos de aprendizagem de qualquer tamanho e duração
Projetos desenvolvidos por um único estudante, um grupo pequeno, ou um grande grupo. Que tenha duração de poucas semanas, um semestre, um ano, ou a longo prazo. Todos eles podem ser contemplados e organizados através do ciclo de aprendizagem por projetos.


3. Possibilita um uso eficiente do tempo da classe
O planejamento e a orientação requeridas pelo ciclo de aprendizagem por projetos, organiza o tempo de maneira eficiente, de modo que as atividades externas complementem as atividades desenvolvidas em sala de aula.


4. Contribui para o sucesso nos resultados do projeto
A consciência da necessidade de organizar, planejar e replanejar, certamente são fundamentais para o sucesso de um projeto. O ciclo de aprendizagem por projetos trabalha todos os elementos necessários para que os resultados alcançados sejam satisfatórios e adequados.

Nenhum comentário: