1. Definir
Escolha dos temas e problemas a serem trabalhados. Elaboração das linhas gerais do projeto: objetivos, justificativa, área de atuação, contornos, ligações com o currículo, estratégias e métodos que serão utilizados e os resultados esperados.
Escolha dos temas e problemas a serem trabalhados. Elaboração das linhas gerais do projeto: objetivos, justificativa, área de atuação, contornos, ligações com o currículo, estratégias e métodos que serão utilizados e os resultados esperados.
2. Planejar
Elaboração do cronograma de trabalho, dividindo o projeto em partes, atribuindo tarefas específicas, avaliando os recursos e o tempo disponíveis, estabelecendo metas a curto, médio e longo prazos.
Elaboração do cronograma de trabalho, dividindo o projeto em partes, atribuindo tarefas específicas, avaliando os recursos e o tempo disponíveis, estabelecendo metas a curto, médio e longo prazos.
3. Executar
Ocorre com a participação direta, ativa e integrada dos alunos, através da realização de tarefas, que resultam na produção de produtos finais. É importante a celebração, divulgação e valorização desses produtos.
Ocorre com a participação direta, ativa e integrada dos alunos, através da realização de tarefas, que resultam na produção de produtos finais. É importante a celebração, divulgação e valorização desses produtos.
4. Revisar
Avaliação e reflexão dos resultados obtidos e produto final elaborado. É o momento de estabelecer os méritos através de notas ou conceitos. É fundamental registrar as conclusões para aplicar no aperfeiçoamento de novos projetos.
Avaliação e reflexão dos resultados obtidos e produto final elaborado. É o momento de estabelecer os méritos através de notas ou conceitos. É fundamental registrar as conclusões para aplicar no aperfeiçoamento de novos projetos.
5. Gerenciar
É a atividade central, que organiza todas as demais atividades ao longo do tempo. O gerenciamento abrange a fase de preparação das condições iniciais, as orientações, a coordenação da execução, a monitoração de todo o processo, o replanejamento e a administração de conflitos.
É a atividade central, que organiza todas as demais atividades ao longo do tempo. O gerenciamento abrange a fase de preparação das condições iniciais, as orientações, a coordenação da execução, a monitoração de todo o processo, o replanejamento e a administração de conflitos.
Alguns benefícios da aplicação deste ciclo são:
1. Serve como guia para o sucesso nos projetos de aprendizagem
Conhecendo o ciclo de aprendizagem por projetos, podemos construir um plano de trabalho que norteará as ações tanto dos professores orientadores, como dos estudantes participantes do projeto.
Conhecendo o ciclo de aprendizagem por projetos, podemos construir um plano de trabalho que norteará as ações tanto dos professores orientadores, como dos estudantes participantes do projeto.
2. Dá suporte a projetos de aprendizagem de qualquer tamanho e duração
Projetos desenvolvidos por um único estudante, um grupo pequeno, ou um grande grupo. Que tenha duração de poucas semanas, um semestre, um ano, ou a longo prazo. Todos eles podem ser contemplados e organizados através do ciclo de aprendizagem por projetos.
Projetos desenvolvidos por um único estudante, um grupo pequeno, ou um grande grupo. Que tenha duração de poucas semanas, um semestre, um ano, ou a longo prazo. Todos eles podem ser contemplados e organizados através do ciclo de aprendizagem por projetos.
3. Possibilita um uso eficiente do tempo da classe
O planejamento e a orientação requeridas pelo ciclo de aprendizagem por projetos, organiza o tempo de maneira eficiente, de modo que as atividades externas complementem as atividades desenvolvidas em sala de aula.
O planejamento e a orientação requeridas pelo ciclo de aprendizagem por projetos, organiza o tempo de maneira eficiente, de modo que as atividades externas complementem as atividades desenvolvidas em sala de aula.
4. Contribui para o sucesso nos resultados do projeto
A consciência da necessidade de organizar, planejar e replanejar, certamente são fundamentais para o sucesso de um projeto. O ciclo de aprendizagem por projetos trabalha todos os elementos necessários para que os resultados alcançados sejam satisfatórios e adequados.
A consciência da necessidade de organizar, planejar e replanejar, certamente são fundamentais para o sucesso de um projeto. O ciclo de aprendizagem por projetos trabalha todos os elementos necessários para que os resultados alcançados sejam satisfatórios e adequados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário