sexta-feira, 4 de março de 2011

A Pedagogia Waldorf e o Pluralismo de Concepções Pedagógicas



Autor: Paulo César Machado de Macedo
Resenha disponível em:
http://www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4143



Esta obra traz ao público a monografia do autor na conclusão do curso Normal apresentada em 2007 no Centro de Formação de Professores Waldorf sob a tutoria do Professor Peter Biekarck.
Neste trabalho o autor analisa todas as possíveis dificuldades na implementação do ensino fundamental de 9 anos, a partir dos 6 anos de idade, nas escolas Waldorf do Brasil, tendo em vista seu currículo tão peculiar. Para tanto, discorre sobre a liberdade de escolha da concepção pedagógica como direito fundamental do cidadão.
Analisa ainda a idade de escolarização sob o ponto de vista pedagógico. Por fim, elabora um breve estudo de como o Direito Brasileiro trata esta questão e tece suas considerações pessoais.
O autor é licenciado em Matemática e Pedagogia, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, especialista em Direito Educacional pelo Centro de Extensão Universitária e mestre em Direito do Estado pela PUC de São Paulo. É Procurador do Município de São Bernardo do Campo desde 1996. Lecionou Matemática e Desenho Geométrico nos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada, além de Direito em cursos de Especialização. Atua desde 2005 como Consultor Jurídico da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo. Colabora como voluntário do Instituto Arte-Social e da Associação Comunitária Micael. É associado fundador da Associação Sophia de Educação Antroposófica.

Nenhum comentário: