PINTO, Juliana Sardinha da Silva. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do título de mestre em Educação. Disponível em:
http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/FAEC-83UK69/1/pag_iniciais_corrigidas.pdf
Acesso em: 01 mar. 2011 às 12h45min
Alguns trechos do resumo da dissertação:
O presente estudo insere-se no campo da Sociologia da Educação e tem como objetivo principal identificar e analisar as motivações, objetivos e estratégias utilizadas no processo de escolha de famílias de camadas médias que optaram por escolarizar sua prole, integral ou parcialmente, em uma (ou mais) das três escolas Waldorf localizadas em Belo Horizonte e região metropolitana....
This study is situated in the field of Sociology of Education and has the objective to identify and analyze the motivations, objectives and strategies used in the choice process of middle class families that opted to school their children, fully or partially, in one (or more) of the three Waldorf schools in Belo Horizonte and metropolitan region
....Se nosso aporte teórico já apontava para a existência de uma forte relação de proximidade entre estilo de vida das famílias das camadas médias e os estabelecimentos de ensino eleitos por elas, nossos dados empíricos mostraram que o habitus familiar de nossos sujeitos está em significativa sintonia com a sua posição sobre a pedagogia Waldorf e, conseqüentemente, à sua opção por estas escolas. Nosso estudo aponta ainda que a “cultura” dessas escolas exerce forte influência, não só sobre o habitus dos atores sociais envolvidos, mas também, sobre a relação família-escola que se estabelece neste contexto. Concluímos que as estratégias de escolha dessas famílias são influenciadas, sobretudo, por seu capital social e cultural. Além disso, elas demonstraram estar fortemente mobilizadas, tanto em relação ao processo de escolha da escola, quanto à
vivência da escolarização dos filhos, propriamente dita...
The theory has already pointed to the existence of a close relation between the lifestyle of middle class families and the schools chosen by them. Our empirical data showed that the family habitus of our subjects are significantly synchronized with the Waldorf’s pedagogy position, and, consequently, their choice for those schools. Our study shows that the “culture” of those schools have a strong influence not only on the habitus of the social actors involved, but also, on the relation family-school that is established in this context.
We conclude that the choice strategies developed by these families are mainly influenced by their social and cultural capital. Apart from that, they appear to be extremely mobilized, not only regarding the process of school choice, but also in relation to their children’s schooling experience.
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