domingo, 25 de abril de 2010

Preocupação com os jovens - A Igreja Messiânica e o Escotismo - Parte 3/3




A carta de despedida de Baden-Powell

"Kyoshu-Sama (atual líder espiritual da IMM) é, atualmente, conselheiro da Associação de Escoteiros do Japão. Eu considero o movimento escoteiro uma oportunidade da criança aprender de maneira eficaz pontos essenciais para a vida de uma pessoa enquanto participa de caminhadas, de acampamentos, de atividades voluntárias e de outros eventos. Sei que a Igreja vem formando elementos maravilhosos com o escotismo."

"Após o falecimento de Robert Baden-Powell (1857-1941, carinhosamente chamado de B-P), militar inglês, escritor e fundador do escotismo, foi encontrada, entre suas coisas, a “Carta de Despedida de B-P”, que dizia o seguinte:"

Escoteiros: Se porventura vocês tiverem visto a peça ‘Peter Pan’, deverão estar lembrados de que o capitão pirata faz antecipadamente seu último discurso, porque receava que, possivelmente, quando chegasse sua hora, não teria tempo para fazê-lo.

Acontece quase a mesma coisa comigo e, embora neste momento, eu não esteja morrendo – mas creio que este dia se aproxima –, quero enviar a vocês uma palavra de despedida. Pensem que estas serão as últimas palavras que dirij o a vocês e, por isso, peço que as leiam e reflitam profundamente sobre elas.

Eu vivi uma vida muito feliz. Por isso, desejo que cada um de vocês também tenha uma vida feliz. Acredito que Deus nos colocou neste mundo maravilhoso para que sejamos felizes e para que aproveitemos a vida. A felicidade não provém do fato de sermos ricos, nem de sermos bem-sucedidos em nossas carreiras e, tampouco, de sermos complacentes com nós mesmos.

O primeiro passo rumo à felicidade é dado quando, ainda jovens, nós nos empenhamos em nos tornar saudáveis e fortes. Assim, quando chegarmos à idade adulta, seremos pessoas úteis ao mundo e poderemos aproveitar a vida.

O estudo da natureza mostrará que Deus criou o mundo repleto de coisas belas e maravilhosas para vocês desfrutarem das mesmas. Alegrem-se com o que receberam e façam bom proveito disso. Olhem para o lado brilhante das coisas, ao invés do seu lado sombrio.

Contudo, o verdadeiro caminho rumo à felicidade está em fazer outra pessoa feliz. Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando chegar a hora de vocês, que possam partir felizes com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaram o tempo, mas sim, fizeram o melhor que puderam.

Para viverem e morrerem felizes, tenham este pensamento como guia e, sem esquecer o lema ‘Sempre Alerta!’, sejam sempre fiéis à Promessa Escoteira e às suas regras, mesmo quando já forem adultos. Que Deus os proteja e os ajude a cumpri-la.

Vosso amigo,

Baden-Powell

"Esta é uma mensagem maravilhosa que sintetiza claramente o que Meishu-Sama (fundador da IMM) nos ensina. Há muitos escoteiros também em nossa Igreja e quero que eles, a partir de agora, continuem se empenhando em se elevar e em fazer o próximo feliz, com plena confiança e orgulho de sua missão. Vamos todos torcer, mesmo que timidamente, para que vocês cresçam e se tornem pessoas de confiança e amadas por todos, verdadeiros seres humanos. Quero também deixar uma mensagem às crianças que não estão participando do escotismo."

Gratidão a tudo que tem vida

"Meishu-Sama escreveu o seguinte poema:"

“A beleza da Grande Natureza representa o sagrado e silencioso ensinamento de Deus”.

"Como registrado na mensagem de Baden-Powell, quando a criança vivencia a natureza desde pequena, a sagrada Vontade de Deus vai penetrando, mesmo que inconscientemente, em seu coração infantil."

"Quando jovem, Meishu-Sama gostava de escalar montanhas e parece que dizia frequentemente a seus familiares: “Quando chegamos ao topo, nós nos damos conta de quão ínfimo é o ser humano”. A grandiosidade da natureza, seus mistérios, sua beleza, impossíveis de serem reproduzidos na realidade virtual pela computação gráfica, nos mostram quão interessante é o mundo real."

"Meishu-Sama, em família, fazia pequenos reparos em casa e vivificações florais. Acredito que esses gestos também fazem com que a gentileza brote não só no coração da criança, mas em toda família."

Nenhum comentário: