Blog do Professor George Hirata

Information to share with my students, friends and stakeholders. Teaching through projects, Waldorf School, Scouting, trekking, Adventure Sports, Martial Arts, Studies and hopes. Informações para compartilhar com meus alunos, amigos e interessados. Ensino através de projetos, Escola Waldorf, Escotismo, Enduro a Pé, Esportes de Aventura, Artes Marciais, Estudos e Esperanças.

terça-feira, 8 de março de 2011

Os Quatro Pilares da Educação - Jacques Delors

Disponível em: http://4pilares.net/text-cont/delors-pilares.htm



I - Aprender a conhecer
II - Aprender a fazer
Da noção de qualificação à noção de competência
A "desmaterialização" do trabalho e a importância dos serviços entre as atividades assalariadas
O trabalho na economia informal
III - Aprender a viver juntos, aprender a conviver com os outros
A descoberta do outro
Tender para objetivos comuns
IV - Aprender a ser

Pistas e recomendações

NOTAS
Postado por George Hirata às 16:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Welcome! I am ...

Minha foto
George Hirata
São Paulo, SP, Brazil
Scout-leader from 20º G. E. Falcão Peregrino and a Waldorf Professor. (ghhirata@terra.com.br, =@hotmail.com, =@yahoo.com.br ou hirata.george@gmail.com)
Ver meu perfil completo

Welcome! Bem-vindo! Irashaimasse! Bienvenido! Willkommen! Bienvenue!

Visitors and friends!

Amigos, professores e estudantes do Seminário de Jaguariuna, do Colégio Micael e de outras escolas Waldorf do Brasil e do mundo, colegas e professores do Instituto de Física da USP, escoteiros e escotistas do G. E. Falcão Peregrino e de grupos escoteiros de todas as partes do mundo, judocas, em especial os atletas da Associação Kimura de Judô, aikidoistas, em especial os praticantes da Associação Harmonia de Aikidô, remadores, em especial os colegas da USP e praticantes e organizadores de Enduro a Pé.

Welcome to my friends from ThinkQuest

Welcome to my friends from ThinkQuest
Thanks for your visit!!!

Internacional Counter - Since Feb, 21, 2011


contador web gratis

Please, leave me your message!

Seguidores

Total de visualizações de página

Família ReUnida

Família ReUnida
Cerimônia da promessa da Kaori - 16 de abril de 2011

Meus filhos

Meus filhos
Erik & Kaori - aprendendo a importância da união familiar

Filhão

Filhão
Erik durante uma pescaria de energias positivas

Filhota

Filhota
Kaori no dia das meninas (tradição japonesa)

O que você pode encontrar no meu blog

  • 38 000 at the 22nd World Scout Jamboree!
  • A Biologia da Crença - Bruce Lipton
  • A Corrente do Bem
  • A Definition of Rudolf Steiner Education
  • A escolha de escolas Waldorf por família das camadas médias
  • A igreja messiânica e o escotismo - 1/3
  • A igreja messiânica e o escotismo - 2/3
  • A igreja messiânica e o escotismo - 3/3
  • A importância das federações esportivas
  • A importância de manter bons pensamentos - Gandhi
  • A Pedagogia Waldorf e o Pluralismo de Concepções Pedagógicas
  • A ponte entre a Ciência e a Religião
  • Antroposofia - Ciência Espiritual - Por Angélica Justo
  • As duas pulgas - Max Gehringer
  • Assumir mais riscos - Fiona Harrold
  • Changing the world. Official World Scout Jamboree song 2011
  • Children see. Children Do.
  • Competência - Roberto Shinkyashiki
  • Conversa com educadores - Rubem Alves
  • Definindo contornos para pesquisas na internet
  • Does Waldorf Offer a Viable Form of Science Education?
  • Dona Nobis Pacem - Canone Mozart
  • Enduro a Pé para os Jovens
  • Entrevista com Fernando Dolabela - Empreendedorismo nas escolas
  • Escotismo - Projeto Educacional
  • Homenagem a José Alencar
  • Homenagem ao escritor MOACYR SCLIAR
  • Jill Taylor: Um derrame de lucidez
  • Jubilate Deo - Recordando Jaguariuna
  • Levante-se sempre! - Thaís Gardel
  • Life after life - Interview with © Raymond Moody
  • Lista de coisas que não sabemos ou não lembramos
  • Livre-se dessa prisão - Albert Einstein
  • Léon Denis
  • Morihei Ueshiba - The Founder Of Aikido (1883 - 1969)
  • Morre lentamente... - João Gilberto
  • Mudanças - Fernando Pessoa
  • Near Death Experience
  • O homem nasceu para aprender...
  • O que disse Rudolf Steiner
  • O que falta para o Enduro a Pé?
  • O que o escotismo faz....
  • Orações para antes das refeições
  • Orações para antes das refeições
  • Os desafios e oportunidades de sermos pais no mundo atual
  • Os Quatro Pilares da Educação - Jacques Delors
  • Os sete saberes necessários à educação do futuro - Edgar Morin
  • Parabéns escoteiros - dia do escoteiro
  • Sambas Enredos do Colégio Micael
  • Sete saberes e pilares da educação
  • Somos donos de nossos atos - Mário Quintana
  • The Four Pillars of Education
  • The Scout´s Book of Gilwell - by John Thurman
  • The Steiner Educator
  • The World According To New-Edge Science - Bruce Lipton
  • Vídeo - Jubilate Deo
  • Vídeoclip - Super Santástico
  • What the scouting do...

Antroposophy and Waldorf Education in Brazil

  • A Pedagogia Waldorf
  • A Pedagogia Waldorf (monografia)
  • Acalanto Jardim de Infância
  • Aforismos, versos e partes de textos de Steiner
  • Alquimia ONG
  • Associação Comunitária Monte Azul
  • Associação Educacional Escolinha dos Pequenos
  • Associação Educacional Salva Dor
  • Associação Pedagógica Novalis
  • Associação Pedagógica Waldorf de Várzea da Roça
  • Associação Travessia
  • Centro Educacional Waldorf Alecrim Dourado
  • Colégio Waldorf Micael de São Paulo
  • Editora Antroposófica
  • Escola Associativa Waldorf Veredas
  • Escola Comunitária Jardim do Cajueiro
  • Escola Comunitária Municipal Vale de Luz
  • Escola Livre Porto Cuiabá
  • Escola Moara
  • Escola Municipal Cecília Meireles
  • Escola Rural Dende da Serra
  • Escola Turmalina Pedagogia Waldorf
  • Escola Waldorf Aitiara
  • Escola Waldorf Anabá
  • Escola Waldorf de Capão Bonito
  • Escola Waldorf Francisco de Assis
  • Escola Waldorf João Guimarães Rosa
  • Escola Waldorf Micael de Fortaleza
  • Escola Waldorf Novalis
  • Escola Waldorf Querência (EF)
  • Escola Waldorf Recife
  • Escola Waldorf Rudolf Steiner
  • Escola Waldorf São Paulo
  • Federação das Escolas Waldorf no Brasil
  • Instituto Rudolf Steiner
  • Jardim das Amoras Escola Waldorf
  • Jardim de Infância Alecrim
  • Jardim de Infância Catavento
  • Jardim Escola Cora Coralina (EF)
  • Jardim Escola Michaelis
  • Jardim Maturi
  • Jardim Waldorf Sol Dourado
  • Lume Jardim de Infância
  • O que disse Rudolf Steiner
  • O que é Antroposofia
  • Paineira Escola Waldorf
  • Pólen Escola Waldorf
  • Quintal Mágico Escola Waldorf
  • Rudolf Steiner - 150 anos
  • Simone Marra
  • Sociedade Antroposófica no Brasil

Other sites that cares for children

  • Advogados pela Infância - blog
  • ANCED - Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescentede Defesa
  • ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância
  • Anti Drogas
  • Associação Brasileira de Brinquedoteca
  • Associação de Proteção à Maternidade e à Infância
  • Associação Madre Terra
  • BVS&A Bolsa de Valores Sociais e Ambientais
  • Ciranda - Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência
  • Consciência Social
  • CREN - Centro de Recuperação e Educação Nutricional
  • Federação das Entidades de Ed. Terapêutica e Terapia Social
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Nosso Lar
  • Instituição Beneficente "A Luz Divina"
  • Instituto Alana
  • Instituto Brincante
  • Instituto Caleidoscópio
  • Instituto Hedging-Griffo
  • Instituto Indianópolis
  • Instituto José Sampaio da Silva
  • Instituto Kaplan
  • Instituto OMO
  • Instituto Paulo de Tarso
  • LABRIMP - Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos
  • Loja de brinquedos - construa o seu!
  • Meninos do Morumbi
  • Museu do Brinquedo
  • OSCIP Sons do Bem
  • Preta pretinha
  • Projeto Vale Sonhar
  • Projeto Âncora
  • UNICEF

Interesting Websites

  • American Museum of Natural History
  • Anti Drogas
  • Aquário de São Paulo
  • Arquivo Digital de Livros e Artigos
  • Associação Palas-Athenas
  • At Bristol Museu Interativo (Reino Unido)
  • Biblioteca de Ciências Mário Schenberg
  • Biblioteca Digital Mundial
  • Blog da FIB - Felicidade Interna Bruta
  • Blog dos Universalistas
  • Boston Childrens Museum
  • Brasil Escola
  • Centro de Referência em Educação Mário Covas
  • Centro Interativo Maloka (Colômbia)
  • Chico Xavier
  • CNPq - Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
  • Como escolher a escola certa?
  • Divaldo Franco - Orador Espírita
  • Elisabeth Kübler-Ross Foundation
  • Experimentos Legais que Você Pode Fazer em Casa
  • Exploratorio.com (Argentina)
  • Exploratorium Museu de Ciência (S. Francisco)
  • Fundação SOS Mata Atlântica
  • Grupo de História e Teoria da Ciência
  • Hortaliças de A a Z - Dicas de alimentação
  • Institute and Museum of the History of Science (Itália)
  • Instituto Akatu
  • Instituto Butantã
  • Instituto Ethos
  • Instituto Oceanográfico
  • Kerala Science and Technology Museum (India)
  • Life after life
  • MiniWeb Educação
  • Monica Camacho
  • Mucytec - Museu de Ciência e Tecnologia (Chile)
  • Museu Argentino de Ciências Naturais
  • Museu de Ciência e Indústria (França)
  • Museu de Ciências de UNAM (México)
  • Museu de Ciências Naturais (Bélgica)
  • Museu de História Natural (Reino Unido)
  • Museu Nacional de Ciência Natural (Taiwan)
  • Museu Participativo de Ciências (Argentina)
  • Near Death Experience Personal Stories
  • NEMO Centro de Ciências da Holanda
  • O Museu de Ciência e Indústria de Chicago
  • O Museu de Ciência e Tecnologia da Noruega
  • Planeta Sustentável
  • Projeto FIB - Felicidade Interna Bruta
  • Pusat Sains Negara C&T (Malásia)
  • Rupert Sheldrake Biologist & Author
  • Santista Roxo
  • Saúde e Vida
  • Scienceworks (Austrália)
  • Secretaria da Cultura
  • SENSRI - Saratoga Experiential Natural Science Research Institute
  • Starta Empreendedorismo e Inovação
  • The Franklin Institute
  • The Houston Museum of Natural Science

A Antroposofia conforme Rudolf Steiner

A Antroposofia é um caminho de conhecimento que deseja levar o espiritual da entidade humana para o espiritual do Universo. Ela aparece no ser humano como uma necessidade do coração e do sentimento. Ela deve encontrar sua justificativa no fato de poder proporcionar a satisfação dessa necessidade. A Antroposofia só pode ser reconhecida por aqueles que nela encontram aquilo que buscam a partir de sua sensibilidade. Portanto, somente podem ser antropósofas pessoas que sentem como uma necessidade de vida certas perguntas sobre a essência humana e do Universo, assim como se sente fome e sede.

Rudolf Steiner, 1924

What is Anthroposophy?

Anthroposophy is a human oriented spiritual philosophy that reflects and speaks to the basic deep spiritual questions of humanity, to our basic artistic needs, to the need to relate to the world out of a scientific attitude of mind, and to the need to develop a relation to the world in complete freedom and based on completely individual judgments and decisions.

http://www.waldorfanswers.com/Anthroposophy.htm

Anthroposophy and Waldorf Education

  • Americans for Waldorf Education (AWE)
  • Asociación Educadora Argentina Rudolf Steiner
  • Association of Steiner Waldorf Schools in the UK and Ireland
  • Association of Waldorf Schools in North America (AWSNA)
  • Associação Pedagógica Waldorf de Penafirme
  • Austrian Association of Waldorf Schools
  • Bund der Freien Waldorfschulen
  • Centro Educativo Waldorf Turrialba (Costa Rica)
  • Colegio Campestre Monte Cervino (Colombia)
  • Colegio Rudolf Steiner (Chile)
  • Colegio San Cristobal (Chile)
  • Colegio Waldorf Isolda Echavarria La Estrela (Colombia)
  • Colegio Waldorf Lima (Peru)
  • Colegio Waldorf Suaty (Colombia)
  • Danish Association of Waldorf Schools
  • Does Waldorf Offer a Viable Form of Science Education?
  • Emerson College (UK)
  • Escuela Ak Lu'um (México)
  • Escuela Clara de Asis (Argentina)
  • Escuela Dandelion (Argentina)
  • Escuela El Trigal (Argentina)
  • Escuela Waldorf Cruz del Sur (Uruguay)
  • European Council of Steiner Waldorf Education (ECSWE)
  • Freunde der Erziehungskunst Rudolf Steiners
  • German Association of Waldorf Schools
  • Italian Association of Waldorf Schools
  • Jardin de Infantes Cristalys (Ecuador)
  • Juana de Arco Escuela Waldorf (Argentina)
  • Mi Jardin (Costa Rica)
  • Monadnock Waldorf School
  • Moutain Laurel Waldorf School
  • Netherlands Association of Waldorf Schools
  • Norwegian Association of Waldorf Schools
  • Research Institute for Waldorf Education
  • Rudolf Steiner Archive & e.Lib
  • Rudolf Steiner Foundation
  • Rudolf Steiner Schools in Australia
  • Rudolf Steiner Schools of Australia, an Association
  • Rudolf Steiner Web
  • Sea Heart School (Costa Rica)
  • Seattle Waldorf School
  • Snellman-Korkeakoulu (Finland)
  • Southern African Federation of Waldorf Schools
  • Swedish Association of Waldorf Schools
  • Sydney Rudolf Steiner College
  • Taruna College (New Zeeland)
  • The Philosophy of Freedom
  • The Portland Village School
  • The Rudolf Steiner Archive
  • The Rudolf Steiner School - The first in North America
  • The site of "Bob and Nancy"
  • Waldorf Answers
  • Waldorf Education Directory for Latin America
  • Waldorf Education in Japan
  • Waldorf Education Resources on the Internet
  • Waldorf Lehrer Seminar
  • Waldorf Library
  • Waldorf net (English)
  • Waldorf net (German)
  • Waldorf School Association of Ontario
  • Waldorf Toys
  • Waldorf Without Walls
  • WaldorfHomeschoolers
  • Why Waldorf Works
  • WOW Day - Waldorf One World Day

Physics Teaching - Ensino de Física

  • A Aventura das Partículas
  • Adoro Física
  • Arquivo de Experiências - X Tudo
  • At Bristol Museu Interativo (Reino Unido)
  • Biblioteca de Ciências Mário Schenberg
  • Biblioteca Digital Mundial
  • Boston Childrens Museum
  • Brasil Escola
  • Canal Ciência do IBCT
  • Catavento Cultural
  • Centro de Referência em Educação Mário Covas
  • Centro Interativo Maloka (Colômbia)
  • Clube de Astronomia de São Paulo
  • CNPq - Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
  • Design Simulation
  • Ensino de Física On-line
  • Estação Ciência
  • Exploratorio.com (Argentina)
  • Exploratorium Museu de Ciência (S. Francisco)
  • Feira de Ciências
  • Física Interessante
  • Física Moderna - Referencial Inercial
  • Física na Veia
  • Física.net
  • GREF - Grupo de reelaboração do ensino de física
  • Grupo de História e Teoria da Ciência
  • Guia de Professores do Canal Ciência
  • Institute and Museum of the History of Science (Itália)
  • Instituto Ciência Hoje
  • Kerala Science and Technology Museum (India)
  • MiniWeb Educação
  • Mucytec - Museu de Ciência e Tecnologia (Chile)
  • Museu Argentino de Ciências Naturais
  • Museu de Ciência e Indústria (França)
  • Museu de Ciências de UNAM (México)
  • Museu de Ciências Naturais (Bélgica)
  • Museu de História Natural (Reino Unido)
  • Museu Nacional de Ciência Natural (Taiwan)
  • Museu Participativo de Ciências (Argentina)
  • NEMO Centro de Ciências da Holanda
  • O Museu de Ciência e Indústria de Chicago
  • O Museu de Ciência e Tecnologia da Noruega
  • Observatório Nacional
  • Parque de Ciência e Tecnologia - CIENTEC
  • Planetários
  • Ponto Ciência Experimentos
  • PRAL - Professor/Aluno
  • Pusat Sains Negara C&T (Malásia)
  • Píon - Ligado na Física
  • SBF - Sociedade Brasileira de Física
  • Scienceworks (Austrália)
  • SENSRI - Saratoga Experiential Natural Science Research InstitutE
  • Só Física
  • Telescópios na Escola
  • The Franklin Institute
  • The Houston Museum of Natural Science
  • The Wonderful World of Astronomy _ By Peretz

To understand the science teaching in Waldorf Education

  • Physics and Chemistry Books
  • Rudolf Steiner and Waldorf Education
  • Teaching Sensible Science
  • Waldorf Books
  • Waldorf Highschool at Home
  • Waldorf homeschooling and parenting help
  • Waldorf teachers
  • What is phenomenology?

Para entender melhor o JOHREI e a IMM

  • Entendendo a Igreja Messiânica
  • Johrei - Documentário em vídeo
  • Johrei, energia do novo milênio
  • Mood changes after self-hypnosis and Johrei prior to exams
  • Solo Sagrado de Guarapiranga (vídeo)

Scouts in the World

  • Alcatéia Flôr Vermelha
  • Asociación de Guias y Scouts de Chile
  • Asociación de Guias y Scouts de Costa Rica
  • Asociación de Scouts de El Salvador
  • Asociación de Scouts de Guatemala
  • Asociación de Scouts de Honduras
  • Asociación de Scouts de México, A.C.
  • Asociación de Scouts del Ecuador
  • Asociación de Scouts del Perú
  • Asociación de Scouts Dominicanos
  • Asociación Nacional de Scouts de Panamá
  • Asociatia Nationala A Scoutilor Din Moldova
  • Association des Guides et Scouts de Monaco
  • Association des scouts du Canada
  • Associação dos Escoteiros de Portugal
  • Boy Scouts of America
  • Boy Scouts of India
  • Boy Scouts of Korea
  • Boy Scouts of Nippon
  • Cercetasii României
  • Cyprus Scouts Association
  • Emavulandlela Swaziland Scout Association
  • Emirates Scout Association
  • Estonian Scout Association
  • Ethiopia Scout Association
  • Falcão 30 anos
  • Federación de Asociaciones de Scouts de España
  • Federazione Italiana dello Scautismo
  • Firaisan'ny Skotisma eto Madagasikara
  • Fédération du Scoutisme Libanais
  • Fédération Nationale des Eclaireurs et Eclaireuses du Luxembourg
  • German Scout Federation
  • Hungarian Scout Association
  • Icelandic Boy and Girl Scout Association
  • Knots Nudos Knoten Nœuds
  • Kuwait Boy Scouts Association
  • Latvijas Skautu un Gaidu Centrala Organizacija
  • Les Scouts du Sénégal
  • Les Scouts Tunisiens
  • Lietuvos Skautija (Lithuanian Scouting)
  • Liga dos Escuteiros de Moçambique
  • Luxembourg Boy Scouts Association
  • Movimiento Scout del Uruguay
  • Organization of Bulgarian Scouts
  • Pakistan Boy Scouts Association
  • Persekutuan Pengakap Malaysia
  • Pfadfinder und Pfadfinderinnen Liechtensteins
  • Qatar Boy Scouts Association
  • Russia Union of Scouts
  • Saudi Arabian Boy Scouts Association
  • Scout Association of Hong Kong
  • Scout Association of Serbia
  • Scouting Ireland
  • Scouting Nederland
  • Scouting New Zealand
  • Scoutisme Français
  • Scouts Australia
  • Scouts Canada
  • Scouts of Argentina
  • Scouts of China
  • Scouts of Macau
  • Scouts of Syria
  • Scouts on Stamps Society International
  • Slovensky skauting
  • Sojuz na Izvidnici na Makedonija
  • South African Scout Association
  • Suomen Partiolaiset-Finlands Scouter
  • Svenska Scoutråde
  • Swedish Guide and Scout Association
  • Swedish Temperance Guide and Scout Association
  • Swedish YWCA-YMCA Guide and Scout Association
  • Swiss Guide and Scout Movement
  • The Guides and Scouts of Norway
  • The Indonesian Scout - Gerakan Pramuka
  • The Mauritius Scout Association
  • The National Organisation for Scouts & Guides (Oman)
  • The National Scout Organization of Thailand
  • The Norwegian Guide and Scout Association
  • The Scout Association - U.K.
  • The Scout Association of Belize
  • The Scout Association of Bolivia
  • The Scout Association of Croatia
  • The Scout Association of Dominica
  • The Scout Association of Jamaica
  • The Scout Association of Maldives
  • The Scout Association of Malta
  • The Scouts Association of Malaysia
  • The Singapore Scout Association
  • The Uganda Scout Association
  • Turkiye Izcilik Federasyonu
  • U. E. Brasil - Região de São Paulo
  • União dos Escoteiros do Brasil
  • World Organization of Scout Movement
  • Zveza tabornikov Slovenije
  • Zwiazek Harcerstwa Polskiego (ZHP)

Martial Arts

  • Associação de Judô Kimura
  • Associação Harmonia de Aikido - Bueno Sensei
  • Associação Pesquisa de Aikido - Ono Sensei
  • Comitê Olímpico Brasileiro
  • Confederação Brasileira de Judô
  • Federação Cearense de Aikido - Ranichi Sensei
  • Federação Mineira de Aikido
  • Federação Paulista de Judô
  • Grupo Nova Era de Aikido - Lila Sensei
  • International Judo Federation
  • Judo Information Site
  • Judô Brasil
  • Taiyo Aikido Dojo - Nagao Sensei
  • União Sul-Americana de Aikido - Kawai Sensei

Escaladas com Eliseu Frechou

  • Blog do Eliseu Frechou
  • Eliseu Frechou - Guia de Montanha
  • Eliseu Frechou na ESPN
  • Eliseu Frechou no Twitter
  • Filvmes de Montanha
  • Montanhismus - Escola de Escalada
  • Programa no Fantástico - Conquista do M. Roraima
  • Revista Alpinist (EUA)
  • Revista Climtepuyes (Venezuela)
  • Revista Desnivel (Espanha)
  • Revista Go Outside (EUA)

Arquivo do blog

  • ►  2012 (9)
    • ►  setembro (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (2)
  • ▼  2011 (98)
    • ►  novembro (7)
    • ►  outubro (4)
    • ►  setembro (4)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (6)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (30)
    • ▼  março (31)
      • O Escoteiro Sorri nas Dificuldades!!!
      • Homenagem a José Alencar - falecido ontem, em 29-0...
      • Dona Nobis Pacem - Canone Mozart
      • Os desafios e oportunidades de sermos pais no mund...
      • Vale a pena conhecer a Obra do filósofo Léon Denis.
      • A ponte entre a Ciência e a Religião
      • O Poder do Pensamento - Por Luis Pellegrini
      • The World According To New-Edge Science - Bruce Li...
      • What the scouting do...
      • A Biologia da Crença - Bruce Lipton
      • Os sete saberes necessários à educação do futuro -...
      • Children see. Children Do. Que exemplo queremos da...
      • The Scout´s Book of Gilwell - by John Thurman (Cam...
      • Eu Sei, Mas Não Devia - Marina Colasanti
      • Aprender a aprender - dica da Daniela do Seminário...
      • Judo - 26 golpes em 30 segundos
      • The Four Pillars of Education
      • Entrevista com Fernando Dolabela - Empreendedorism...
      • sete saberes e pilares da educação
      • Os Quatro Pilares da Educação - Jacques Delors
      • Os 4 pilares da educação
      • Morihei Ueshiba - The Founder Of Aikido (1883 - 1969)
      • 38 000 at the 22nd World Scout Jamboree!
      • Antroposofia - Ciência Espiritual - Por Angélica J...
      • Recomeçar - Paulo Roberto Gaefke
      • Does Waldorf Offer a Viable Form of Science Educat...
      • A Pedagogia Waldorf e o Pluralismo de Concepções P...
      • Entrevista com Sr. Tamaki - ex-goleiro da selecao ...
      • People Are Awesome
      • Sambas Enredos compostos pelos alunos do Colégio M...
      • A escolha de escolas Waldorf por família das camad...
    • ►  fevereiro (13)
  • ►  2010 (29)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  junho (5)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (20)
  • ►  2009 (2)
    • ►  junho (2)
  • ►  2008 (15)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (12)
    • ►  julho (1)

Why Waldorf Works

Why Waldorf Works
Associação Norte Americana de Escolas Waldorf

Federação das Escolas Waldorf do Brasil

Federação das Escolas Waldorf do Brasil
Informações sobre a Pedagogia Waldorf

União dos Escoteiros do Brasil

União dos Escoteiros do Brasil
Escotismo - Maior Movimento Mundial Juvenil

Igreja Messiânica Mundial do Brasil

Igreja Messiânica Mundial do Brasil
Johrei como instrumento de transformação - muita paz, saúde e prosperidade para todos - que o número de pessoas envolvidas na salvação do ser humano aumente progressivamente! Obrigado queridos messiânicos, espero que os textos que tenho publicado possam contribuir para o aprimoramento de todos!

Monte Azul

Monte Azul
Associação Comunitária

150 years of the Birth of Rudolf Steiner

150 years of the Birth of Rudolf Steiner
Visit the brazilian memorial website

World Organization of the Scout Movement

World Organization of the Scout Movement
Organização Mundial do Movimento Escoteiro

Projeto Planeta Azul

Projeto Planeta Azul
Fundação Mokiti Okada

ALIANÇA PELA INFÂNCIA

ALIANÇA PELA INFÂNCIA
Para aqueles que se preocupam com a INFÂNCIA

Akelá

Akelá
Chefe dos Lobos

Reflexão para pais e professores...

Reflexão para pais e professores...
Não poderás ajudar aos homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios. Abraham Lincoln

Edgar Morin

Edgar Morin
" É impossível conhecer o homem sem lhe estudar a morte, porque, talvez mais do que na vida, "É na morte que o homem se revela. É nas suas atitudes e crenças perante a morte que o homem exprime o que a vida tem de mais fundamental."

Constatação

“… no âmbito da evolução da humanidade, o que deve nascer em determinada época amadurece lentamente na época anterior. O que pode começar a desenvolver-se desde já em seus primórdios é a descoberta do laço que une os dois lados no coração do homem - a cultura material e a vida no mundo espiritual. Para isso é necessário que, de um lado, sejam compreendidos os resultados da visão espiritual e, de outro, sejam reconhecidas, nas observações e experiências do mundo material, as manifestações do espírito. A próxima etapa do desenvolvimento da humanidade promoverá o pleno desenvolvimento da harmonia entre esses dois impulsos“.

Rudolf Steiner

Hermann Hesse - (2/7/1877 - 9/8/1962)

Hermann Hesse - (2/7/1877 - 9/8/1962)
"Quanto mais envelhecia, quanto mais insípidas me pareciam as pequenas satisfações que a vida me dava, tanto mais claramente compreendia onde eu deveria procurar a fonte das alegrias da vida. Aprendi que ser amado não é nada, enquanto amar é tudo (...). O dinheiro não era nada, o poder não era nada. Vi tanta gente que tinha dinheiro e poder, e mesmo assim era infeliz. A beleza não era nada. Vi homens e mulheres belos, infelizes, apesar de sua beleza. Também a saúde não contava tanto assim. Cada um tem a saúde que sente. Havia doentes cheios de vontade de viver e havia sadios que definhavam angustiados pelo medo de sofrer. A felicidade é amor, só isto. Feliz é quem sabe amar. Feliz é quem pode amar muito. Mas amar e desejar não é a mesma coisa. O amor é o desejo que atingiu a sabedoria. O amor não quer possuir. O amor quer somente amar."

Prece do Educador - Dora Incontri

Prece do Educador - Dora Incontri
“Senhor, que eu possa me debruçar sobre cada criança, e sobre cada jovem, com a reverência que deve animar minha alma diante de toda criatura tua”! Que eu respeite cada ser humano, de quem eu me aproximar, o sagrado direito de, ele próprio, construir seu ser e escolher seu pensar! Que eu não deseje me apoderar do espírito de ninguém, imprimindo-lhe meus caprichos e meus desejos pessoais, nem exigindo qualquer recompensa por aquilo que devo lhe dar, de alma para alma. Que eu saiba ascender o impulso do progresso, encontrando o fio condutor de cada um, dando-lhes o que eles já possuem e não sabem, fazendo com que eles se surpreendam consigo mesmos! Que eu me impregne de infinita paciência, de inquebrantável perseverança e de suprema força interior para me manter sempre sob o meu próprio domínio, sem deixar flutuar meu espírito ao sabor das circunstâncias! Mas que minha segurança não seja dogmatismo e inflexibilidade e que, minha serenidade, não seja mormaço espiritual. Que eu passe por todos, sem nenhuma arrogância e sem pretensão à verdade absoluta, mas que deixe em cada um uma marca inesquecível por ter transmitido alguma centelha de verdade e todo o meu amor!

Mário Quintana - o Poeta

Mário Quintana - o Poeta
No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas que o vento não conseguiu levar: um estribilho antigo um carinho no momento preciso o folhear de um livro de poemas o cheiro que tinha um dia o próprio vento...

Famous ex-Waldorf Pupils - Ex-alunos Waldorf famosos

Jennifer Aniston (american actress), Sérgio Arno (brazilian chef de cuisine), Mariana Aydar (brazilian singer), Sandra Bullock (american actress), Chris Elliott (american actor), Rutger Hauer (actor from Netherlands).

See more: http://www.diewaldorfs.waldorf.net/listengl.html

Léon Denis

Léon Denis
"A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem."

Carl Gustav Jung, 1932

Carl Gustav Jung, 1932
“Durante os últimos 30 anos pessoas provenientes de todas as partes do mundo vieram me consultar... E entre os pacientes dos meus últimos 30 anos não encontrei nem um único cujos problemas não fossem, no fundo, a busca de uma perspectiva espiritual da vida... Foram curados quando reconquistaram uma perspectiva espiritual".

Ensinamento de Meishu-Sama

Ensinamento de Meishu-Sama
A verdadeira ciência da cura revelaria inequivocamente a causa de qualquer doença, o que havia de errado com os tratamentos anteriores, o que deveria ser feito para curá-la, o prognóstico e se há perigo de vida. O paciente poderia confiar plenamente em tudo que constasse do diagnóstico. Se a existência de tal medicina fosse conhecida e se todos tivessem plena confiança nela, todos nós estaríamos livres de qualquer preocupação relativa a doença. Contudo se pudermos compreender a função de purgação na doença, isto é, o fato de que a doença significa uma limpeza das impurezas e uma melhora na saúde, qualquer doença seria positivamente benvinda ao invés de rejeitada devido a ignorância. Isto seria a verdadeira medicina, a verdadeira ciência da cura. (...) A verdadeira ciência da cura altera o estado de pseudo-saúde para um estado de verdadeira saúde, eliminando todas as substâncias tóxicas que provocam as várias doenças. Esta verdadeira medicina pode mudar todas as nossas vidas e nos fornecer uma esperança alicerçada para o futuro.

Igreja Messiânica Mundial

  • Associación Johrei de España
  • Centro de Pesquisa Mokiti Okada
  • Centro Educacional Messiânico
  • Ensinamentos de Meishu-Sama
  • Faculdade Messiânica
  • Fundação Mokiti Okada
  • Igreja Messiânica Mundial do Brasil
  • Instituto Sanguetsu
  • Izunome Kyodan United Kingdom
  • Johvem
  • Korin - Agricultura Natural
  • Korin Meio Ambiente
  • Messiânica na Alemanha
  • Messiânica na América do Norte
  • Messiânica na América do Sul
  • Messiânica na Grécia
  • Messiânica na África
  • MOA Museum of Art
  • Planeta Azul
  • Revista Izunome
  • Sede Geral do Japão
  • Solo Sagrado de Guarapiranga

João Guimarães Rosa "Ave, Palavra", publicado em 1970

João Guimarães Rosa  "Ave, Palavra", publicado em 1970
"Às vezes - o destino não se esquece - as grades estão abertas, as almas estão despertas: às vezes, quando quanda, quando à hora, quando os deuses, de repente - antes - a gente se encontra."

Entendendo nosso Deus - RS

A qualidade mais abrangente da divindade não é a onipotência nem a onisciência, mas sim o amor, a qualidade que não é passível de gradação. Deus está pleno de amor, é puro amor, tendo, por assim dizer, nascido da substância do amor. Deus é amor puro, amor sincero, e não sabedoria ou poder supremo. Deus conservou o amor, mas dividiu o poder e a sabedoria [com certas entidades] ... para que o ser humano pudesse ser livre, para que o ser humano, sob a influência da sabedoria, pudesse continuar avançando.

Fonte: GA 143, palestra de 17/12/1912, “Amor, poder, sabedoria”, p. 39. Revisão da redação (sem cotejo com o original): VWS.

Meditação

"Espírito vencedor,
flameja a impotência
das almas indecisas,
queima o egoísmo,
acenda a compaixão,
para que o altruísmo,
a corrente vital da humanidade,
brote como fonte
do renascimento espiritual."

Rudolf Steiner

William James - frases famosas

William James - frases famosas
A maior descoberta de minha geração é que o ser humano pode alterar a sua vida mudando sua atitude mental - A fé é uma das forças pelas quais os homens vivem, e a sua ausência total significa colapso! - O pássaro não canta porque está feliz, mas sim está feliz porque canta.

Minha segunda casa

Minha segunda casa
Escola onde meus filhos estudam e onde dedico como educador e estudioso da antroposofia. Obrigado amigos e simpatizantes das escolas Waldorf. Obrigado colegas, companheiros e amigos do colégio. Espero ter reunido muito material para que todos possam elevar o nível de sabedoria espiritual.

Reflexão

"O aluno deve aprender que está no mundo não para se submeter ao que já existe, mas para tornar possível e criar o que ainda não existe..."

Rudolf Steiner




Mensagem para os estudantes!

Mensagem para os estudantes!
"...E nunca considerem seu estudo como uma obrigação, mas sim como uma oportunidade invejável de aprender, sobre a influência libertadora da beleza no domínio do espírito, para seu prazer pessoal e para o proveito da comunidade à qual pertencerá o seu trabalho futuro." Albert Einstein

Catavento Cultural e Educacional

Catavento Cultural e Educacional
Para quem gosta ou precisa gostar de ciência!

Cientec

Cientec
Parque de Ciência e Tecnologia - USP - em frente ao Jardim Zoológico, local para relaxar e aprender com seus alunos

Estação Ciência

Estação Ciência
Vale a pena fazer uma parada nessa estação!

Como posso ajudar?

Como posso ajudar?
"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e, de repente, você estará fazendo o impossível." Francisco de Assis

Falcão Peregrino

Falcão Peregrino
Grupo Escoteiro onde atuo como Akelá, o chefe dos lobinhos (jovens entre 7 e 10 anos). Obrigado a todos as famílias, chefes (escotistas) e jovens ligados ao Grupo Escoteiro Falcão Peregrino. Desejo a todos que encontrem seus caminhos espirituais de renovação e aprimoramento.

Baden-Powell of Gilwell

Baden-Powell of Gilwell
Scout Movement Founder

Elementos do Método Escoteiro

Sistema de patrulhas

Em qualquer ramo, os jovens são agrupados em pequenos grupos, de 6 a 9 integrantes, atuando como uma equipe, convivendo e compartilhando experiências, baseados na promessa e nas leis escoteiras. Os mais experientes ou mais velhos lideram a equipe ensinando os mais jovens através do exemplo pessoal ou de instruções específicas.

Promessa e leis

Os jovens que concordam e sentem-se a vontade para participar do escotismo prometem cumprir seus deveres para com Deus, com a Pátria e com o próximo.

Seguirão regras de conduta/atitudes: Honra, lealdade, respeito, amizade, compreensão, altruísmo, cortesia.

Aprender fazendo

Educação pela ação: Participação em atividades que desenvolvam atitudes, habilidades e conhecimentos através da prática.

Sistema de progressão

Motivar o jovem a aprimorar suas capacidades e interesses através de desafios físicos, morais, intelectuais e sociais, adequados para cada faixa etária e fase de desenvolvimento. As especialidades são as ferramentas para despertar o interesse e desenvolver habilidades específicas em cada um dos jovens.

Contato com a natureza

A Natureza oferece as condições ideais para desafiar os jovens a testarem seus limites, proporcionando um desenvolvimento saudável e consciente.

Função do adulto

Uma oportunidade para contribuir efetivamente para a construção de um mundo melhor.

O adulto orienta através de seu exemplo e de seus conhecimentos, mas também tem muito a aprender.

Trabalho voluntário ideal para contribuir efetivamente para a construção de um mundo melhor.

Formação do adulto

Existe a possibilidade de atuação do adulto em diversas áreas: como educador, administrador, instrutor em habilidades específicas, de acordo com suas aptidões e experiências.

Existem diversos cursos para formação de chefes escoteiros (escotistas) e dirigentes escoteiros. Consulte os chefes para participar desses cursos.

Fundo de cena: O livro da Jângal

Os lobinhos ainda vivem ligados ao mundo da imaginação, da fantasia. Cada chefe dos lobinhos representa um personagem da história de Mowgli, o menino lobo.

Verso da manhã – Professores

"Sabedoria transluz-me

Amor transarda-me

Força, permea-me

Que em mim suscite


um ajudante da humanidade

Um servo da Santa causa


altruísta e fiel."

Rudolf Steiner

#Obrigado professoras do Jardim por me receberem, me aceitarem e me iluminarem todas as manhãs!

Verso da Manhã - 7º ao 12º anos

"Eu contemplo o mundo, onde o Sol reluz,
onde as estrelas brilham, onde as pedras jazem,
onde as plantas vivem, e vivendo crescem,
onde os bichos sentem, e sentindo vivem,
onde já o homem, tendo em si a alma,
abriga o espírito."

"Eu contemplo a alma, que reside em mim,
o divino espírito, age dentro dela,
assim como atua sob a luz do Sol.
Ele paira fora, na amplidão do espaço,
e nas profundezas da alma também.
A Ti, eu suplico, ó Divino Espírito,
que bençãos e forças,
para o aprender e para o trabalhar,
cresçam dentro de mim."

Rudolf Steiner

Aprendizagem através de projetos

Aprendizagem através de projetos
Ambiente para trabalhar projetos educacionais

JUDÔ

JUDÔ
Associação de Judô Kimura - Clube Escola Butantã - Sensei Tadashi Kimura, meu grande mestre da minha infância e mestre do meu filho Erik.

AIKIDÔ

AIKIDÔ
Sensei Maria Luiza Serzedello (Lila) - mulher de fibra, mas ao mesmo tempo, serena. Um exemplo de vida para ser seguido por todas as mulheres do mundo!

AIKIDÔ

AIKIDÔ
Sensei José Roberto Bueno - sempre em busca do caminho da harmonia, enfrentando todas as dificuldades com muita ação e atitude.

Rudolf Steiner, Berlim, 10/09/1915

Rudolf Steiner, Berlim, 10/09/1915
"Quando o homem em cálido amor, entrega-se ao Cosmos com a própria alma, quando o homem, na luz da meditação, adquire do Cosmos o espírito, então, na alma iluminada pelo espírito, no espírito levado pela alma, o homem espiritual no homem corpóreo em verdade se revelará."

MONTANHISMUS

MONTANHISMUS
Escola de Escalada do grande amigo Eliseu Frechou, que com muita simplicidade e amor, transformou sua paixão pelas escaladas em um instrumento de construção de seu paraíso na Terra.

Enduro a pé

Enduro a pé
Federação Paulista de Enduro a Pé e Trekking - esporte onde fiz grandes amigos, para sempre!

Enduro a Pé no Brasil

  • 40 graus no cerrado
  • Amazonia Adventure
  • Circuito GaiaExp de Trekking de Regularidade
  • Circuito Paulista de Trekking
  • Circuito Trekkeiros On Line
  • Enduro e Aventura
  • FEPEP - Federação Paulista de Enduro a Pé e Trekking
  • Northbrasil
  • Oeste Aventura
  • Paletada
  • Pedal Adventure
  • Portal do Enduro
  • Portal do Enduro a Pé
  • Pró-cuesta Trekking
  • Revista Azimute
  • Sem Rumo EcoAventura
  • SP Trilhas
  • Trilha a Pé
  • Trilhas e Aventuras

CURTLO

CURTLO
Empresa que patrocinou minha equipe durante 8 anos e muito incentivou o Enduro a Pé - atualmente está patrocinando o G. Escoteiro Falcão Peregrino em sua participação no Jamboree Mundial da Suécia.

Santos Futebol Clube

Santos Futebol Clube
Site Oficial

Como educar?

Como educar?
"A imaginação é mais importante que o conhecimento." Albert Einstein

Última mensagem de Baden-Powell - B.P. last message to Scouts

Leiam com atenção e compreendam a filosofia de vida que está por trás do escotismo de B.P.

Caros Escoteiros,

Se vocês já assistiram a peça Peter Pan, se lembrarão como o chefe dos piratas estava sempre fazendo seu discurso de despedida, temendo que ao chegar sua hora de morrer, não tivesse tempo, talvez, de tirar do peito o que havia planejado dizer.

Passa-se o mesmo comigo. Assim, embora não esteja morrendo neste momento, isto irá acontecer qualquer dia destes e desejo deixar-lhes uma última palavra de adeus.

Lembrem-se, isto será a última coisa que ouvirão de mim, portanto meditem sobre o que vou lhes dizer.

Eu tive uma vida cheia de felicidades, e desejo que cada um de vocês tenha também uma vida igualmente feliz.

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. Felicidade não vem da riqueza nem de meramente ter sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e satisfação dos próprios apetites.

Um passo para a felicidade é, quando jovem tornar-se saudável e forte, para ser útil e gozar a vida quando adulto.

O estudo da natureza mostrará a vocês o quão cheio de coisas lindas e maravilhosas Deus fez o mundo para o nosso deleite.

Fiquem contetes com o que possuem e tirem disto o melhor proveito. Vejam o lado iluminado da vida ao invés do escuro.

Mas, a verdadeira maneira de se atingir a felicidade é proporcionando aos outros a felicidade.

Procurem deixar este mundo um pouco melhor que o encontraram e quando chegar a sua vez de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram seu tempo e fizeram o seu melhor possível.

Deste modo, estejam "Sempre Alertas" para viverem felizes e morrerem felizes - lembrem-se sempre de suas promessas escoteiras, mesmo quando deixarem de serem jovens - e que Deus os ajude a procederem assim.

Do amigo,

Baden-Powell of Gilwell


B-P last message to Scouts

Dear Scouts,

If you have ever seen the play Peter Pan you will remember how the pirate chief was always making his dying speech because he was afraid that possibly when the time came for him to die he might not have time to get it off his chest.

It is much the same with me, and so, although I am not at this moment dying, I shall be doing so one of these days and I want to send you a parting word of good-bye.

Remember, it is the last you will ever hear from me, so think it over. I have had a most happy life and I want each one of you to have as happy a life too.

I believe that God put us in this jolly world to be happy and enjoy life. Happiness doesn't come from being rich, nor merely from being successful in your career, nor by self-indulgence. One step towards happiness is to make yourself healthy and strong while you are a boy, so that you can be useful and so can enjoy life when you are a man.

Nature study will show you how full of beautiful and wonderful things God has made the world for you to enjoy. Be contented with what you have got and make the best of it. Look on the bright side of things instead of the gloomy one.

But,the real way to get happiness is by giving out happiness to other people.

Try and leave this world a little better than you found it and when your turn comes to die, you can die happy in feeling that at any rate you have not wasted your time but have done your best.

"Be Prepared" in this way, to live happy and to die happy - stick to your Scout promise always - even after you have ceased to be a boy - and God help you to do it.

Your friend,
Baden-Powell of Gilwell

Grande Uivo

Grande Uivo
Lobos despedindo-se das alcateias

Minha lista de blogs

  • blog de Luis Pellegrini
    A sombra da soberba: Quando a arrogância apaga os contornos do real
    Há 2 dias
  • Olhai os lírios do campo
    Porque hoje é Domingo (645)
    Há 9 meses
  • ADVOGADOS PELA INFANCIA
    OAB se une a outras entidades em nota conjunta contra o trabalho infantil
    Há 5 anos
  • SENSEI THABYDA
    DIA: 03/09/2017 - 1° ENCONTRO DO PROJETO DE MULHERES DE TRÓIA
    Há 7 anos
  • Clarear A pedagogia Waldorf em debate
    Alerta para pais e educadores: Não perca a grande oportunidade que toda esta corrupção, mentiras e trapaças que nos cercam estão oferecendo para reforçar as grandes virtudes, os valores morais e éticos com filhos e alunos
    Há 9 anos
  • The Waldorf Way
    flying free
    Há 9 anos
  • Syrendell
    Global Waldorf Expo Featuring Jennifer Tan of Syrendell
    Há 10 anos
  • Escola Waldorf Veredas
    Euritmia sem fronteiras
    Há 10 anos
  • bem vindo ao reflexo-natural
    Pensamentos - Ar - Agua - Alimentos - Abrigo - Relação (Holismo)
    Há 10 anos
  • Vitortrotamundo
    Retrospectiva de 2012
    Há 12 anos
  • Waldorf Education Musings: Lori Ann Kran's Kranium Blog
    Second Grade Michaelmas Play
    Há 12 anos
  • UEBSP Comunica
    JOTI 2012
    Há 12 anos
  • Blog das Alcátéias do G. E. Falcão Peregrino
    Atualização do Calendário do Segundo Semestre de 2012
    Há 12 anos
  • Ateliê Amoradia: Arte Antiga
    Há 12 anos
  • G.E.Falcão Peregrino - Pat. Castor
    Shinnen Cup 2012 dia 31/3/12 e 1/4/12
    Há 13 anos
  • ASSOCIAÇÃO JUDÔ KIMURA
    JUDÔ QUAL O REAL SIGNIFICADO DESTA PALAVARA,,, QUEM PODERÁ DIZER??
    Há 13 anos
  • BLOG DO SILROI
    Surge a "EVENBRAS"
    Há 13 anos
  • Historias de um lobinho
    rally!
    Há 13 anos
  • Pedagogia Waldorf
    Novo Endereço de Blog
    Há 13 anos
  • Ciência a bordo
    Hoje encontramos uma mensagem numa garrafa!
    Há 14 anos
  • sonia-jorge-no-can/
    Sonia Jorge é eleita para o Conselho de Administração Nacional
    Há 14 anos
  • 22º Jamboree Mundial - Suécia | G.E. Falcão Peregrino SP 20 Blog Oficial
    Reunião 25/09
    Há 14 anos
  • Ricky's Blog
    Waldorf Fundraising
    Há 14 anos
  • Eliseu Frechou - Impressões do mundo vertical
    Contatos e Blog na ESPN-Brasil
    Há 15 anos
  • Luiz Fernando ( Prof. LF)
    Astronomia
    Há 16 anos
  • Felicidade Interna Bruta
    I Conferência Nacional do FIB
    Há 16 anos
  • ESPN.com.br :: Eliseu Frechou
  • Falcão no Jamboree 2011
  • Mundo Desbravador
  • waldorf.arteblog.com.br
  • Esteja Aqui e Agora...

Quem sou eu?

Pai da Kaori e do Erik, estudantes do Colégio Waldorf Micael de São Paulo.

Professor de Física e Trabalhos Manuais (nós e amarras) do Colégio Waldorf Micael de São Paulo.

Facilitador do ambiente ThinkQuest (www.think.com).

Editor externo da FTD Editora.

Diretor vice-presidente do 20º. Grupo Escoteiro Falcão Peregrino - Akelá das alcatéias Lobo Solitário e Lobo Guará.

Ex-Presidente da FEPEP - Federação Paulista de Enduro a Pé (2008 a 2010). Atual Diretor Executivo (2010 a 2012).

Ex-conselheiro da ABRAPEP - Associação Brasileira dos Praticantes de Enduro a Pé.

Organizador do Enduro Escoteiro pela FEPEP e UEB - União dos Escoteiros do Brasil e de Enduros Escolares.

Ex-professor de Física, Matemática, Ciências e Orientação de Projetos dos Colégios Pentágono, Iavne, I. L. Peretz, Curso do Colégio São Luiz, Curso do Colégio Albert Sabin , Escola Nova Lourenço Castanho e do Curso Tempos Novos Vestibulares.

Fundador da CARAvANa - Clube dos Amigos Reunidos Pela Aventura e Amor à Natureza (1986).

Discípulo de judô do mestre kodansha Tadashi Kimura.

Discípulo de escaladas em rocha do instrutor e guia de montanha Eliseu Frechou.

Discípulo de aikidô dos mestres Maria Luiza Serzedello e José Roberto Bueno.

Discípulo de remo do mestre Farah.

Frequentador assíduo do Parque Cientec - Parque de Ciência e Tecnologia, da Estação Ciência e do Catavento Cultural e Educacional.

Ex-bancário, industriário e consultor de empresas.

Who am I?

Kaori and Erik´s father, both students of Michael Waldorf College of São Paulo.

Physics and Crafts (knots and ropes) teacher in Michael Waldorf College of São Paulo.

ThinkQuest environmental facilitator (www.think.com).

External editor from FTD publisher.

Executive Vice President of 20º Falcão Peregrino Scout Group.

Former President of FEPEP - Endurance Walk and Trekking Federation (2008-2010). Current Executive Director (2010-2012).

Organizer of the scout enduro by FEPEP and UEB - Union of Scouts of Brazil and school enduros.

Former professor of Physics, Mathematics, Science and Guidance Project of Pentagono Highschool, Iavne Highschool, I.L.Peretz Highschool, St. Louis College Course, Albert Sabin College Course, Nova Lourenço Castanho Highschool and Tempos Novos coursework.

Founder of CARAVAN - Club of Friends Reunited by Adventure and Love Nature (1986).

Ex-adviser ABRAPEP - Brazilian Association of Practitioners of Trekking.

Disciple of master Kodansha Tadashi Kimura (Judo).

Disciple of rock climbing instructor and moutain guide Eliseu Frechou.

Disciple of masters Maria Luiza Serzedello and José Roberto Bueno (Aikido).

Disciple of master Farah (Rowing).

Regular goer at the Cientec Park - Park of Science and Technology, the Science Station and Catavento (Windmill) Cultural and Educational.

Former banker, industrialist and business consultant.
Tema Marca d'água. Tecnologia do Blogger.

Pedagogia Waldorf atrai cada vez mais adeptos no Brasil

Autora: Fabiana Rewald
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/saber/759930-pedagogia-waldorf-atrai-cada-vez-mais-adeptos-no-brasil.shtml
Acesso em: 21 abr. 2011 às 21h50min.

Enquanto grande parte das escolas discute se o computador deve ser introduzido já no ensino infantil, um grupo de colégios reluta em usá-lo até o ensino médio.

Nas escolas que seguem a pedagogia Waldorf, a ordem é evitar ao máximo a tela. Mas nem por isso elas deixam de atrair adeptos. Entre 2003 e 2010, o total dessas escolas no país passou de 40 para 85, diz a Federação das Escolas Waldorf no Brasil.

Criado na Alemanha em 1919, o movimento Waldorf trouxe ao país em 1956 o foco no desenvolvimento humano e nas atividades manuais.

"A gente não considera que o computador seja uma ferramenta do desenvolvimento humano. Na escola Waldorf, ele aparece quando passamos a trabalhar com questões mais técnicas, que é no ensino médio", diz Rubens Salles, diretor da ONG Instituto Artesocial, que divulga a pedagogia Waldorf.

O uso em casa não é proibido, mas os pais são orientados a impor limites. Na Waldorf Aitiara Botucatu (238 km de SP), o tema é levantado já na matrícula como forma de conscientização.

Alguns pais são totalmente favoráveis. "As crianças conseguem se dedicar a outras atividades", diz o consultor financeiro José Júlio Ferreira Sarmento Rito, 57, pai de Júlia, 11, que estuda no Micael (zona oeste de SP).

Outros entendem que poderia ser diferente, principalmente no caso dos trabalhos manuscritos. "Alguns pais comentam que seria mais fácil usar o computador", diz Roberto Veiga, gerente-administrativo do Micael.

Imaginação

Referência no movimento Waldorf, Valdemar Setzer, professor-titular do Departamento de Ciência da Computação da USP, é radicalmente contra crianças verem televisão ou usarem computador.

Segundo ele, a infância é o momento da imaginação, que é tolhida pelas imagens já prontas. Ele acredita que o vídeo pode até ser usado como forma de ilustrar algum tema estudado na escola, mas por um período curto.

Christopher Clouder, presidente do Conselho Europeu para a Educação Steiner Waldorf, diz que em outros países as escolas já introduzem o computador no ensino fundamental, mas o privilégio é dado à cultura oral.

Clouder está no Brasil para uma conferência organizada pelo Goethe-Institut, onde um dos principais temas será justamente a tecnologia. Na academia, o centro dos debates deixou de ser a idade para o uso do computador, mas se isso deve ocorrer nas salas de aula ou na biblioteca.

"O computador pode beneficiar as crianças no raciocínio lógico e no acesso à informação quando há supervisão de pais e professores", diz Lúcio França Teles, doutor em informática na educação pela Universidade de Toronto e professor da UnB.

Silvia Colello, docente da Faculdade de Educação da USP, lembra que a pedagogia Waldorf é séria, mas defende o uso do computador no ensino. "É uma ferramenta do nosso mundo."