domingo, 25 de abril de 2010

Preocupação com os jovens - A Igreja Messiânica e o Escotismo - Parte 2/3


Contato com o Deus que está presente na própria vida

"Na época em que não se tinha acesso a quase nada, brincávamos praticamente todo o tempo fora de casa, na rua, nos jardins. Mesmo vivendo na cidade, ainda sobrava um pouco de natureza e, quando as aulas acabavam, nós, crianças, ficávamos brincando com os amigos na própria escola ou em algum parque próximo. Essas brincadeiras eram sempre sinônimo de atividade física, porque usávamos o corpo sem parar. E, ao voltarmos para casa, estávamos mortos de cansaço."

"O mais importante para o sentimento de uma criança é o contato com a vida em si. Deus está presente em tudo o que tem vida. Confrontar-se fisicamente com os amigos, fazer as pazes, brigar, fazer as pazes de novo – esse processo ensina a base do relacionamento humano, que é a simpatia, a cooperação e a importância de perdoar e ser perdoado. Ao subir em árvores, ao suar de tanto correr para todos os lados, ao observar insetos e ao brincar com flores e plantas, a criança consegue aprender e sentir a vida que existe na natureza."

"Tais brincadeiras aguçam a sensibilidade e quando essa mesma criança chegar à idade adulta, terá estabelecido em si a base que permitirá perceber o sentimento do próximo e a existência de Deus. Será que a causa do aumento das agressões e abusos entre crianças nas escolas hoje não estará no enfraquecimento da sensibilidade, que faz com que não se perceba nem mesmo a tristeza do outro?"

"É claro que, hoje em dia, mesmo que os pais queiram que os filhos brinquem fora de casa, já não é mais como antigamente: passam carros a toda hora, ocorrem crimes inimagináveis a cada instante, enfim, há muitos perigos."

"Sendo assim, os pais devem estar conscientes de que precisam estar atentos, protegendo os filhos. Se estiverem sempre muito ocupados e não puderem fazer isso, devem, pelo menos durante as férias, procurar fazer algo que coloque as crianças em contato com a natureza. Caminhar ou acampar em família exige grande preparação da parte dos pais, mas não só estes, mas também os filhos têm a oportunidade de conectar-se com a natureza e de relaxar, vivenciando uma grande experiência."

Nenhum comentário: