segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O que disse Rudolf Steiner

"No espaço anímico, a interação de duas formas que se encontram depende das qualidades interiores das mesmas. Quando afins, elas se interpenetram, se entrosam. Quando suas naturezas se contrastam elas se repelem mutuamente."

"O processo evolutivo de cada ser humano em particular só pode ser compreendido quando se considera que o ser humano evolui juntamente com outros seres, cuja consciência está em outros mundos diferentes do seu."

"O sono comum é um sono em relação ao mundo físico exterior, enquanto a consciência diurna é, atualmente, um sono em relação ao mundo espiritual... O homem dorme em relação à sua vontade enquanto está acordado, e dorme em relação à sua capacidade de formar representações mentais enquanto está adormecido."

"Autoconhecimento verdadeiro só é dado ao homem
Quando ele desenvolve interesse afetuoso por outros;
Conhecimento verdadeiro do mundo o homem só alcança
Quando procura conhecer seu próprio ser."

"Um dia, o indivíduo perceberá que antes de seu nascimento teceu as causas que necessariamente tiveram de reconduzi-lo de volta à vida... Somente neste mesmo mundo visível poderá ser levado à sua perfeição... E ele compreenderá que a morte não poderá separá-lo para sempre deste mundo, pois terá de dizer a si mesmo: 'Vim um dia a este mundo pela primeira vez porque era, naquele tempo, um ser que necessitava da vida neste mundo, a fim de adquirir para mim qualidades que não poderia adquir em nenhum outro mundo. E terei de estar ligado a este mundo até haver desenvolvido em mim tudo quanto nele possa ser conquistado. Somente poderei, um dia, vir a ser um colaborador útil em um outro mundo se, no sensorial visível, adquirir todas as qualidades necessárias para tanto."

"Não há, basicamente, em nenhum nível, uma educação que não seja a auto-educação. … Toda educação é auto-educação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o ambiente da criança educando-se a si própria. Devemos criar o ambiente mais propício para que a criança eduque-se junto a nós da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino."

Nenhum comentário: