domingo, 10 de agosto de 2008

Comentário sobre o curso oferecido pela Oracle Education Foundation


Tema do Curso: Aprendizagem do Século XXI


Trabalhar projetos colaborativos multiclasses ou multiescolas é para mim uma grande novidade. Admito que nunca havia passado algo semelhante em minha cabeça. Parece-me mais uma atividade inovadora com caráter revolucionário. Este curso me deixou claro todos os passos necessários para promovermos a oportunidade de pessoas desconhecidas, distantes e que praticam atividades diferentes se conhecerem e interagirem. Melhor ainda se conseguirmos unir essas pessoas para trabalharem juntas para atingir objetivos comuns.


Participo do movimento escoteiro desde 1971 e uma das atividades que mais valorizo é o encontro mundial de escoteiros, realizado a cada quatro anos. Durante esses encontros, convivemos com pessoas de diferentes países, diferentes costumes e crenças, realizamos atividades esportivas, artísticas, sociais e culturais em conjunto, de modo que, no final do evento, todos sintam uma certa intimidade, como se todos fizessem parte de uma única entidade maior.


Verdadeiramente sentimos o que é o espírito da fraternidade mundial. Acredito que o desafio de vencer as barreiras de distância, classe social ou econômica, medo de compartilhar informações e idéias, receio de se expor perante pessoas desconhecidas, pode ser concretizado através de um projeto colaborativo de grande porte. Vejo, com muito otimismo, que neste curso, plantamos muitas sementes, que se forem adequadamente cuidadas, poderão tornar-se árvores frondosas, com inúmeros galhos, folhas, flores e frutos que espalharão uma energia positiva para diversos ambientes onde o desenvolvimento das habilidades do século XXI seja necessário.


Os contatos que fizemos poderão se transformar em grandes parcerias de trabalhos, voltados ao objetivo maior de educar nossos jovens. O Think.com e o ThinQuest, serão ferramentas poderosas para facilitar a união, a integração, e a divulgação da importância da idéia de que precisamos compartilhar para crescer e desenvolver. Parabéns à Oracle Education Foundation por esta iniciativa!!

Nenhum comentário: