Apesar da enorme facilidade para realizarmos pesquisas através da internet, infelizmente, a quantidade de informações, imagens e websites inadequados aos nossos jovens é absurdamente elevada.
Desse modo, é fundamental que os professores de projetos orientem seus alunos sobre a qualidade das informações.
- Websites educacionais, de revistas científicas, de fundações científicas, de universidades, bibliotecas reconhecidas, alguns sites governamentais, em geral, podem ser acessados sem restrições.
- Websites de jornais ou revistas de entretenimento (Superinteressante, Galileu, Mundo Estranho etc.) apresentam muitas informações cujas fontes necessitam de verificação. Muitas vezes o texto contém uma interpretação jornalística que nada tem a ver com o pensamento do entrevistado ou profissional consultado para a elaboração da matéria.
Além disso, ao orientar os estudantes a definir seus objetivos, suas hipóteses e as justificativas para a sua pesquisa, é muito importante deixar claro o campo de atuação da pesquisa.
- Restringir a pesquisa a um determinado local, a uma situação específica, à resolução de um problema de uma determinada região, que aflige uma população de uma determina classe social ou faixa etária, ou sexo.
- Muitas vezes é necessário também definir o período que será pesquisado. Será estudado a tecnologia do século XIX, do século XX, do século atual?
- Enfrentamos muitas situações em que os estudantes desejam resolver problemas mundiais como a fome no mundo, a falta de energia, a poluição, a desigualdade social, o aquecimento global etc.
Cabe ao professor orientador que motive o estudante a pesquisar um problema que pode estar relacionado a esses temas, mas que tenha uma solução mais localizada. Como contribuir para economizar energia em casa, na escola, no meu bairro?
Portanto, os contornos para as pesquisas devem ser definidos a partir dos projetos de pesquisa.
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