quarta-feira, 16 de julho de 2008

Aprendizagem através de projetos


Comecei a utilizar esta ferramenta de construção de blogs através da Andrea Brieger, que tive o prazer de conhecer durante a fase presencial do curso "21 Century Learning Instute Brasil", oferecido pela Oracle Foundation. O objetivo do curso é capacitar professores para utilização do ambiente Think.com (http://www.think.com/) para trabalhar a aprendizagem através de projetos.

Quero aproveitar este espaço para divulgar esse ambiente de trabalho.

Pensando na dificuldade que temos de desenvolver os conteúdos de Física Moderna nos Ensinos Fundamental e Médio, acredito que temos em mãos uma ferramenta que pode fornecer um caminho para trabalharmos esses conteúdos, pelo menos com os alunos mais interessados.

Quem sabe, através do trabalho desenvolvido por esses alunos, possamos atingir também outros alunos, que precisam apenas de um incentivo para despertarem para o estudo da Física.

A aprendizagem através de projetos, utilizando o Think.com compõe um conjunto de habilidades e conhecimentos necessários para a adaptação aos novos tempos. Tempos em que vivemos a chamada Revolução do Conhecimento.

Ela requer a capacidade de aprender sempre novos conceitos e aplicar novos conhecimentos e habilidades de forma dinâmica. A sociedade do séc. XXI necessita de estudantes melhores preparados em habilidades como profissionalismo e ética laboral, comunicação oral e escrita, trabalho colaborativo, pensamento crítico e resolução de problemas, aplicação da tecnologia de informação e liderança.

Essas habilidades ou competências associados aos conhecimentos devem dar condições aos jovens de participar de uma força de trabalho competitiva globalmente, saber trabalhar em equipes, enfrentar todo tipo de desafio, cursar uma universidade, ser digitalmente alfabetizado e aprender sempre, pelo resto de suas vidas.

Para desenvolver essas habilidades, faz-se necessário que os educadores alterem a forma de preparar os jovens para uma abordagem de aprendizagem por projetos, que consiste de uma metodologia instrucional baseada no construtivismo.

Imaginem quantos projetos de Física Moderna poderíamos desenvolver com nossos estudantes!

Para todos que se interessarem por essa nova forma de abordagem, escrevam-me que terei o maior prazer de orientá-los e guiá-los por esse novo ambiente de apredizagem.

2 comentários:

NRTE - Ribeirão Preto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
NRTE - Ribeirão Preto disse...

Hi,
Adorei seu blog! Seu texto inicial ficou ótimo. Espero conseguir movimentar o meu pessoal e outros que por ventura peguem carona em minhas invenções de moda, rs.
A sua animação e dinamicidade são admiráveis.
Obrigada pelos elogios disseminados.